domingo, 10 de outubro de 2010

A Saúde mental e as nossas crianças

Se existem questões, em nosso entender, sobre as quais importa que reflictamos de forma a podermos caminhar num melhor e mais bem sucedido acompanhamento às nossas crianças, uma delas é, sem dúvida, a que diz respeito à saúde mental.
A protecção e a promoção da saúde mental está, internacionalmente, no topo das agendas políticas do século XXI.
A OMS define como saúde o seguinte: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou incapacidade”.
Saúde mental é a maneira como pensamos, sentimos e agimos em relação às situações da vida. É a maneira como nos percebemos, percebemos as nossas vidas e as pessoas da nossa vida. Como ocorre com a nossa saúde física, a nossa saúde mental é importante em todas as etapas da vida.
 A saúde mental inclui a maneira como lidamos com o stress, nos relacionamos com outras pessoas e tomamos decisões, e pode causar um impacto na vida diária e futura de uma criança e de um jovem. Por exemplo, o trabalho escolar, os relacionamentos e a saúde. Cuidar e proteger a saúde mental de uma criança é fundamental para ajudar essa criança a crescer.
Como os adultos, crianças e os jovens, podem ter problemas de saúde mental que interferem com a maneira como pensam, sentem e agem. Esses problemas são reais e dolorosos, podendo levar a disfunções escolares, conflitos familiares, abuso de drogas, violência ou suicídio.
Em suma, entendemos que a saúde mental passa por ser um recurso fundamental para a qualidade de vida, sendo indispensável para o bem-estar, para a aprendizagem, para as boas relações interpessoais e para o desenvolvimento social.

Sem comentários:

Enviar um comentário