quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projecto educacional para actividades de tempos livres das crianças (I)

Inicio, com esta mensagem, um conjunto de cinco apontamentos sobre este tema, que me parece de grande importância face ao desenvolvimento harmonioso da criança e que é, em meu entender, uma alternativa válida às designadas AECs.

" A Joaninha escreveu aos amigos:
   - IMPORTANTE - Haverá reunião do CLUBE amanhã às 10 horas da manhã, na arrecadação ao fundo do nosso jardim. É preciso saberem a palavra senha para entrarem."(In Livro de Leitura 3º ano de escolaridade)

Reafirma o projecto que defendemos, ao qual chamaremos Clube de Aventuras, a importância do brincar definido pela Associação Internacional para o Direito a Brincar ou seja que " brincar, a par das necessidades de nutrição, é uma actividade fundamental para o desenvolvimento das capacidades potenciais de todas as crianças"; que "brincar é um acto instintivo voluntário e espontâneo. É uma actividade natural e exploratória"; que " brincar é comunicação e expressão, associando pensamento e acção, dá prazer e sentimento de realização"; que " brincar abarca todos os aspectos da vida"; que "brincar ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social"; e que "brincar é um meio de aprender a viver e não um mero passatempo". (1982)
Quer-se que no Clube de Aventuras não se sinta a omnipresença da escola e do sistema formal a si associado, mas sim que exista lugar para a libertação de energias e aproveitamento das capacidades criativas. Igualmente se quer que as vivências diárias tenham a ver com os aprenderes da vida - o eu/tu/nós, a separação/ individualização, a autonomia, a auto-estima e a hetero-estima, facilitando assim os aprenderes da escola.
Pretende-se que o Clube de Aventuras possibilite uma intervenção sócio-educativa dinâmica, aberta à comunidade e de relevante interesse pedagógico e cultural, sendo um espaço libertador-criativo e comunicacional, possibilitando minorar a situação de risco social para as crianças, actuando junto das famílias, das escolas e espaços associativos locais, numa envolvência comunitária global e assente numa dimensão relacional promotora de desenvolvimento, possibilitando um acolhimento, um suporte, uma contenção, uma organização e uma estimulação adequados.
Esta pretensão assenta essencialmente em três princípios fundamentais a saber:
1.      O jogo, a arte e a cultura são manifestações naturais ao Homem, definem a sua essencialidade e devem inserir-se globalmente na formação integral permitindo a expansão e evolução das suas capacidades criativas.
2.      O direito ao jogo, à arte e à cultura assenta numa dinâmica diversificada, comum a todos os saberes.
3.      É brincando com o real imaginário que se realizam os produtos da imaginação e se chega à criação.
            Procurar-se-á assim no Clube de Aventuras, oferecer uma realidade e um percurso lúdico que permita:
-         Atrair para as linguagens expressivas;
-         Estimular a imaginação;
-         Valorizar os processos criativos.
Pretende-se que este percurso lúdico contribua de forma decisiva como um apoio a carências afectivas, psicológicas e até didácticas, tantas vezes as verdadeiras carências que conduzem à marginalização e à exclusão social.
Face ao exposto serão objectivos principais do Clube de Aventuras:
·         Proporcionar à criança momentos de diversão contribuindo para os seus equilíbrio emocional e aquisição de novos conhecimentos;
     Possibilitar momentos de actividades lúdico-expressivas;
     Desenvolver a criatividade e o gosto pelas expressões;
   Facilitar um maior número de experiências à criança, pela utilização dos mais variados materiais, de modo a contribuir para o desenvolvimento da sua sensibilidade, imaginação e sentido estético;
    Rentabilizar espaços existentes;
·      Proporcionar às crianças e jovens uma animação dos seus tempos livres duma forma criativa e educativa;
·      Proporcionar às crianças oportunidades de realização pessoal, através de actividades livres do seu agrado;
·      Fomentar o espírito de iniciativa pessoal e de grupo, a capacidade criativa, crítica, o sentido de responsabilidade de planificação e organização;
·      Proporcionar às crianças experiências de gestão das suas actividades, bem como intervenção no meio onde vivem;
·      Proporcionar mudanças de ambiente, contacto com a natureza aliada à descoberta do meio.
No Clube de Aventuras a criança tem oportunidade de aprender a servir-se dos objectos reais, a manipulá-los, a jogar com eles, a inventar-lhes utilizações diversas, experimentar o olhar, o ouvido, a aproximação, o tocar, que lhe permitirá um crescimento em harmonia; aprende igualmente a jogar improvisando de uma forma individual e progressiva até conseguir o senso de grupo.

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