quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Vinculação

O ser humano (e não só) está geneticamente programado para se ligar aos seus cuidadores, que se tornarão em figuras de vinculação.
A vinculação é, segundo alguns especialistas, o laço afectivo que se estabelece entre a criança e uma figura específica (figura de vinculação) e une ambos num determinado espaço e perdura no tempo (relação de vinculação), expressando-se através de uma necessidade inata de manter a proximidade (comportamento de vinculação). Por outro lado, permite a construção de uma sensação de conforto bem com de segurança, sendo, portanto, essencial ao desenvolvimento pessoal e social do indivíduo.
John Bowlby, diz-nos que qualquer perturbação no vínculo inicial da criança à família e em especial à mãe vai tornar a pessoa mais insegura na sua emotividade, na vida futura. A separação é psicologicamente perigosa, pois a continuidade da relação da criança com a primeira figura de vinculação é um elemento necessário para a saúde mental básica da criança.
O vínculo é um factor determinante na vida de uma criança. No entanto, esta relação pode ser positiva ou negativa e poderá trazer consigo marcas definitivas, na vida de uma criança.
Segundo o psicólogo Eduardo Sá, as crianças sem colo, abandonadas e que cresceram sozinhas, conhecem-se pelos olhos. "Basta olhar para os olhos delas." São os olhos apelativos, cativantes, que procuram constantemente um contacto ou estão sempre a pedir colo e agarram-se a nós mal lhes damos atenção, ou então parecem ouriços assustados com medo de se aproximarem demasiado.
A importância da vinculação é fundamental para assegurar o sentimento de continuidade que participa na construção da identidade; é através da vinculação, que a pessoa se define sendo os primeiros anos da existência do ser humano condicionantes face ao que será grande parte da sua vida futura como pessoa, como membro de uma família, de uma sociedade...; interacções com figuras de vinculação são essenciais para criar a comunicação colaborativa, contingente, sintonizada; estas interacções reguladoras das emoções são requeridas para a maturação influenciada pela experiência do cérebro social e emocional, em desenvolvimento.
A vinculação é considerada como um “sistema motivacional” básico, inato e biologicamente adaptativo que impulsiona a criança a criar vínculos selectivos na sua vida.
Assim sendo importa investir ao máximo nesta vinculação. Este investimento terá que acontecer nunca depois do início da gravidez, sendo os primeiros anos de vida fundamentais para que essa vinculção aconteça.
Não tem sido fácil passar a mensagem da importância deste període de vida da criança!

Sem comentários:

Enviar um comentário