quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma ideia de projecto escolar

Entendemos que o desenvolvimento do indivíduo se dá de acordo com as experiências vividas, de acordo com as situações que ele tem possibilidade de experimentar. Por exemplo, indivíduos que têm contacto mais frequente com a música e a arte de um modo geral, têm mais hipóteses de se interessar por estas formas de expressão que outros que não têm a mesma oportunidade.
Significa dizer que as experiências que o indivíduo vive, antes e durante a escola, são relevantes para o seu desenvolvimento independentemente de sua idade. Portanto, a escola não é a única, mas uma das mais importantes experiências no desenvolvimento do ser humano.
Nesse sentido é necessário valorizar a experiência que o educando tem acumulado na sua vida para dela partir para uma sistematização mais rigorosa do conhecimento. Isso não sugere ficar neste ponto de partida nem tão pouco ignorá-lo.
A organização da escola, determinada por conteúdos pré-estabelecidos, inquestionáveis na sua sequência, com acções pedagógicas que privilegiam a memorização, não favorece a construção plena do educando. A argumentação de que se precisa "dar os conteúdos" até o final do ano lectivo tem favorecido que, enquanto professores, deixemos de valorizar aquilo que é essência do trabalho educativo, a capacidade do apreender, do compreender, do instrumentalizar-se para aprender. Não se trata de desmerecer os conteúdos e nem de minimizar o trabalho na escola. Ao contrário, trata-se de trocar o "faz-de-conta que se ensina e o faz-de-conta que a criança aprende" pela preocupação real, sincera, de facto comprometida com a construção desses conhecimentos, tendo por base o "preparar para a vida".
O desafio que se nos coloca é o de reflectir e fortalecer o papel social da escola através de um processo de construção do conhecimento, actuando na formação do indivíduo em toda a sua globalidade, sem perder de vista nenhum de seus estágios de formação.
Penso que se torna necessário elaborar projectos escolares que, partindo escola e tendo em consideração a diversidade dos alunos, possam recorrer a propostas flexíveis e variadas de ensino /aprendizagem para que os alunos tenham oportunidade de atingir não só os saberes e culturas veiculadas pela escola mas, igualmente, partindo do seu meio sócio - cultural, dos seus saberes, das suas tradições específicas, consciencializar a criança para as suas raízes, contribuindo para o seu sucesso escolar e na vida.

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