quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Expressão e Intervenção Artística na Educação e Formação da Criança(II)

O primeiro objectivo da área das expressões é o de desenvolver as capacidades de expressão, comunicação e intervenção criadoras da criança. Esta área no seu conjunto promove as actividades, plástica, musical e dramática, as quais se encontram, no programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, organizadas numa perspectiva evolutiva ou seja, do simples para o complexo e mesmo assim de acordo com o ritmo e escalão etário de cada criança.
         É sabido que a criança ao chegar à escola é portadora de potencialidades criadoras, que são reveladas através do prazer de se movimentar, de brincar, jogar, construir, desenhar, pintar, modelar, cantar e dançar. No entanto também é um facto que muitas vezes a escola em vez de estimular e potencializar aquelas apetências, as condiciona e submete a criança a modelos e regras rígidas coarctando-lhe a espontaneidade, o que a leva a sair da escola com dificuldades de expressão a diversos níveis.
         A criança projecta-se no que faz com sinceridade sendo portanto necessário saber respeitar essa sua autenticidade. Contrariá-la, negá-la, é dificultar a relação que deve existir correctamente, entre o adulto e a criança. É, igualmente, levá-la ao sentimento de incapacidade e não atender à sua real necessidade de comunicar com os outros e com o mundo que a rodeia.
         A criança manifesta-se através do movimento corporal, da voz, do som, da palavra, da imagem, pelo que há que criar condições na escola e na sociedade para que ela se exprima espontaneamente e se desenvolva naturalmente de acordo com as suas capacidades emotivas, físicas e intelectuais, exprimindo as suas naturais sensações corporais, sentimentos, desejos, curiosidades, ideias, experiências e todo um conjunto de factos emotivos que transporta consigo.
         Por outro lado é através do estudo e compreensão dessas actividades que se poderá cada melhor, conhecer o mundo da criança.
         Infelizmente, durante largos anos a educação esteve mais preocupada com a adaptação do indivíduo ao meio social do que à sua capacidade de intervenção ou de iniciativa nesse mesmo meio, e, assim, aquela educação foi sendo concebida como um processo destinado a formar e a fortalecer a capacidade de raciocínio em claro detrimento de formas de expressão mais espontâneas. A lógica deste procedimento tinha por base de que era através do chamado pensamento racional que o humano podia dominar não só o meio em que vivia como igualmente a si próprio.
         Claro que hoje se pensa um pouco diferente. Hoje admite-se que não é possível caminhar correctamente sem que ambos os membros estejam de perfeita saúde. Hoje o subconsciente é admitido com sendo de extrema importância para ficar recalcado. Sabe-se, igualmente, que existem energias latentes que têm necessidade de ser expandidas e que tal só é possível em condições aceitáveis tendo por base as expressões.
         Contribuir para o "crescimento" do indivíduo tornando-o simultaneamente criativo e atento à criatividade dos que o rodeiam, é uma das principais metas da Expressão e Intervenção Artística. E isto porque ao tornar-se criativo, o indivíduo desenvolve qualidades essenciais e indispensáveis ao diálogo com a sensibilidade, a receptividade, a inteligência, a transparência lúcida, a fluidez e mobilidade de pensamento, a par do poder de análise, de síntese, de reflexão crítica, imaginação e, como não podia deixar de ser, prazer na descoberta.
         Podemos ainda acrescentar que a expressão criadora é a forma pessoal de cada um devolver ao exterior as impressões que capta do meio. Assim sendo é de extrema pertinência estimular as crianças para a utilização plena dos seus sentidos, proporcionando-lhe a utilização dos mais diversos meios de expressão.
         Todos nós precisamos de sentir e pensar com o corpo todo, e tanto no que diz respeito à utilização das palavras como igualmente em temos de imagens e acções.
         As Expressões, tal como as concebemos, são uma componente essencial da educação e visam o desenvolvimento global e harmonioso do ser humano.
         Já Platão recomendou que se fizesse, das diversas formas de arte, o fundamento do método educacional.

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