segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Expressão e Intervenção Artística na Educação e Formação da Criança (I)

"A arte é dom de quem cria,
portanto não é artista,
aquele que copia,
as coisas que tem à vista."

                             António Aleixo

E era analfabeto o poeta Aleixo...
         Ainda hoje muitos “letrados” obrigam a criança a aprender (?) copiando, resumindo a sua expressão artística a simples ilustrações, joguinhos, corridinhas e pouco mais...
         No entanto é hoje reconhecida a importância das chamadas actividades expressivo/artístico no desenvolvimento harmonioso da pessoa humana.
A expressão na criança é antes de mais um processo altamente globalizante de toda a sua vida, contribui para a sua educação activa e renovadora e, mais de que qualquer outra actividade, faz intervir a totalidade da pessoa ou seja, a inteligência, a sensibilidade, a afectividade, a autonomia...
Estudos feitos provaram que as crianças, beneficiando de actividades de expressão artística, obtêm melhor rendimento nas outras disciplinas. É conhecida a facilidade da aprendizagem das línguas, das literaturas, da história, pelas dramatizações e que estas ajudam ainda a criança no seu processo de desenvolvimento pondo em jogo a sua expressividade, a sua criatividade e a sua consciência de valores, ao mesmo tempo que a ajudam na sua relacionação social, facilitando ao educador o conhecimento das diferentes manifestações da personalidade e adaptação ao meio.
 Por outro lado também se reconhece a importância da expressão plástica na aprendizagem da leitura e da escrita, bem como a do jogo como sendo o melhor meio de formação e o melhor veículo para favorecer a maturação de capacidades fisiológicas e sensoriais, possibilitando o desenvolvimento da observação, da atenção, da memória, do vocabulário, da imaginação... A expressão musical leva a criança a adquirir as aptidões necessárias para uma boa aprendizagem e ajuda-a a vencer a inércia bem como lhe desenvolve a capacidade de observação e o espírito crítico para além de outros aspectos igualmente importantes.      
         Assim sendo, há que promover a expressão livre e criativa da criança, potenciando as expressões, para tornar mais fáceis e agradáveis as aprendizagens, e dando lugar a que a acção educativa se processe tendo por base factores emotivos e afectivos altamente promotores do desenvolvimento.
         A criança precisa de sentir e pensar com o corpo todo. As expressões artísticas são fundamentais para o desenvolvimento das suas capacidades expressivas. Por outro lado, o contacto com a arte facilita o acesso à aprendizagem de outras áreas do conhecimento humano como vimos, sendo necessário que a criança, através delas, exprima as sensações corporais, sentimentos, desejos, ideias, curiosidades, experiências e todo um conjunto de factores emotivos que transporta em si.
Contribuir para o desabrochar do indivíduo, tornando-o criativo e atento à criatividade dos outros é um dos objectivos das expressões artísticas.
         Na arte não há nada definitivo, nada acabado. A arte está sempre a actualizar-se, a evoluir, a renovar-se como a vida e o próprio homem.
Assim sendo, a criança precisa dela para crescer em criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário