terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ambientes educativos - educação formal, não formal e informal(II)

Educação não formal

Na educação não formal os objectivos também estão ligados à socialização do indivíduo dentro da sociedade, sendo explicitamente definidos, possuindo princípios intencionais, diferenciando-se no meio e na forma como os aplicam. Actuam de forma difusa, menos hierárquica e burocrática.
A educação não formal procura o equilíbrio entre a anarquia e a ordem, na qual as suas actividades podem ampliar não só os pequenos grupos como também  toda a comunidade sem determinação de idades. Muitas vezes as instituições não formais exigem uma estrutura interna muito bem organizada principalmente por trabalhar com actividades variadas e com diferentes tipos de público.
As actividades geralmente são voluntárias, muitas vezes pagas pelos seus participantes, tendo uma ideologia de acção própria, com objectivos específicos e duas funções fundamentais em relação à escola e à família ou seja, a de substituição e a de complementaridade.
Relativamente à função de substituição, centraliza-se em torno da vigilância, do aliviar as disfunções escolares, na substituição parcial ou total da família e no acolhimento daqueles que, por qualquer motivo, abandonam a escola. Por sua vez a função de complementaridade pressupõe a criação de espaços para a socialização, a formação para e através do lazer, a facilitação do desenvolvimento de projectos próprios, bem como o cultivar da diversidade.
A educação não formal como órgão não tem uma centralização unificada institucionalizada que determina currículos e a fiscaliza, estando com a família e a escola, configurando o universo educativo da infância.
São exemplos de ambientes no âmbito da educação não formal: actividades extra-escolares realizadas fora da escola; instituições de educação de tempos livres; instituições que desenvolvem actividades especializadas e que tenham a ver com o lazer; actividades educativas de férias; actividades extra-escolares ou complementares da própria escola; equipamentos e recursos de carácter cultural e de carácter lúdico, entre outros.

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