terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Valores

 

Nos dias de hoje, em que a discussão e o debate se encontra centrado em torno de ideias e fundamentos de ordem política, em que a crise domina as nossas maiores preocupações, importa refletirmos acerca de se saber se a sociedade em que vivemos quer, efetivamente, envolver-se na enorme tarefa de auxiliarmos as nossas crianças a adquirirem os valores inerentes a uma vida cidadã, ativa, responsável e tolerante...

Antes de mais importa que cada um clarifique, para si e em si, os seus próprios valores, pois só assim os poderá transmitir. É importante percebermos que valores humanos universais são necessários ser sentidos para poderem ser transmitidos de forma a formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade.

Na família, na escola, na sociedade são cada vez mais frequentes a indis- ciplina, a rebeldia, o envolvimento com o álcool e drogas, a violência entre iguais...

É importante que nos interroguemos sobre que valores estão a ser transmitidos às nossas crianças e aos nossos jovens.

Jean Piaget afirmou que valores são "investimentos afetivos, ligados às emoções”. Sabe-se hoje que o ambiente moral em casa e na família tem uma enorme importância na formação e educação da criança; infelizmente muitas famílias hesitam (ou desistem mesmo) em transmitir valores pensando que estão a ser moralistas ou autoritárias.

É evidente que os valores não necessitam de ser os mesmos em todas as famílias. O importante é a sua clareza; o importante é que as crianças sintam e respeitem os outros, tal qual são e com eles aprendam a ser solidários.

Sem comentários:

Enviar um comentário