terça-feira, 3 de maio de 2011

Ética e Cidadania


Tendo por base que o conceito de ética se traduz num conjunto de valores morais e de princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, os quais contribuem para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social; que cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar activamente na vida em comunidade, e; que quem não tem cidadania se encontra marginalizado ou excluído da vida social, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social, importa promover uma educação para a ética e cidadania.
A escola é um espaço de vivência no qual as crianças e jovens podem discutir, trabalhar e entender os valores éticos e morais que fazem parte de toda e qualquer acção de cidadania. Na escola a criança e o jovem deverão entender o sentido do que é conviver com democracia e ética, sendo os seus educadores e professores as figuras modelo a serem seguidos.
Tendo em consideração as afirmações anteriores, importa desenvolver nas escolas projectos capazes de fortalecer o protagonismo das crianças e jovens na construção de valores, de conhecimentos pessoais, sociais e políticos, tendo em vista a cidadania e; contribuir para a formação dos profissionais de educação, a fim de que possam actuar com a intencionalidade necessária à construção de uma sociedade mais justa, solidária e feliz.
Para tal pensamos que esses projectos deverão ter como objectivos gerais os seguintes:
·         Motivar a comunidade escolar a actuar tendo por base os princípios do respeito, da solidariedade, da responsabilidade, da justiça e do diálogo nas diversas situações da sua acção;
·         Construir um Fórum Escolar sobre Ética e Cidadania em Agrupamentos de Escolas;
·         Promover o intercâmbio de experiências entre escolas;
·         Elaborar e disseminar recursos didácticos e materiais pedagógicos conducentes à promoção de valores na escola e na comunidade;
Mais especificamente pensamos que tais projectos deverão:
·         Levar ao quotidiano das escolas a reflexão sobre os valores éticos e sobre os seus fundamentos;
  • Motivar para a reflexão e realização de acções sobre o significado e importância da ética no desenvolvimento humano e nas suas relações com a comunidade em que vivem;
  • Fomentar a construção de relações interpessoais com sentido democrático tanto na escola como na comunidade;
  • Desenvolver o tema dos direitos humanos visando a construção de valores socialmente desejáveis;
  • Promover e desenvolver experiências educativas tendo por base na Declaração Universal dos Direitos do Homem, bem como a Convenção dos Direitos da Criança;
·         Entender a escola e a comunidade como espaços inclusivos, abertos às diferenças e à igualdade de oportunidades;

“Assim como o médico existe para prevenir e curar doenças e a sua felicidade é a recuperação do seu paciente, o professor deveria pensar que a sua missão é a de ensinar a quem não sabe, ajudar a amadurecer os imaturos e que sua felicidade está em ver o progresso gradual de todos eles, caso contrário, não haveria necessidade de escola, professores e sistema educativo." (Hamilton Werneck)

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